Em Sem método – Notas sertanejas, de 1938, João de Araújo Correia recorda, no capítulo VIII, um arraial no Jardim da Carreira em tempo de feira de Santo António. No capítulo XXVI, nova evocação da feira de Santo António (as festas de Vila Real), o Campo, os cavalos e os burros, substituídos já nessa época pelos automóveis: «Feira de automóveis. Competição de marcas. Concurso de velocidades. À noite, os corredores, em mangas de camisa, ainda alucinados, bebem champanhe, falam calão, gingam.» No capítulo LII, a vista de trás do cemitério e a sombra de Camilo que o persegue em toda a visita a Vila Real. No capítulo LXI, com pretexto num tasco onde come, no Campo, referência às alheiras e ao vinho de Vila Real.

Médico distintíssimo na Régua, o Dr. João de Araújo Correia apenas manifestava, em produção escassa e dispersa, as suas tendências literárias. O prosador fugaz foi obrigado a regularizar o seu trabalho numa secção intitulada Sem Método, composta de crónicas, notas e contos – escritos, quantas vezes à ultima hora, perante as exigências da tipografia. Eis a Génesa da obra.

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Sem Método de João de Araújo Correia. Editorial Estampa. Lisboa, 1983, 232 págs. Mole. 2ª Edição.

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Em Sem método – Notas sertanejas, de 1938, João de Araújo Correia recorda, no capítulo VIII, um arraial no Jardim da Carreira em tempo de feira de Santo António. No capítulo XXVI, nova evocação da feira de Santo António (as festas de Vila Real), o Campo, os cavalos e os burros, substituídos já nessa época pelos automóveis: «Feira de automóveis. Competição de marcas. Concurso de velocidades. À noite, os corredores, em mangas de camisa, ainda alucinados, bebem champanhe, falam calão, gingam.» No capítulo LII, a vista de trás do cemitério e a sombra de Camilo que o persegue em toda a visita a Vila Real. No capítulo LXI, com pretexto num tasco onde come, no Campo, referência às alheiras e ao vinho de Vila Real.

Médico distintíssimo na Régua, o Dr. João de Araújo Correia apenas manifestava, em produção escassa e dispersa, as suas tendências literárias. O prosador fugaz foi obrigado a regularizar o seu trabalho numa secção intitulada Sem Método, composta de crónicas, notas e contos – escritos, quantas vezes à ultima hora, perante as exigências da tipografia. Eis a Génesa da obra.

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