Novo Romance de Alfredo Margarido. Editorial Presença. Lisboa, 1962, 289 págs. Mole.
ATACADO por uns, generosamente recebido por outros, o Novo Romance começa a crescer, a derrubar fronteiras, elevando ao primeiro plano da literatura contemporânea os nomes dos seus chefes de fila. Já não se trata de caminhar no âmbito fluido e versátil de uma moda visto que críticos responsáveis e autores de nomeada como, entre outros, Moravia e Vittorini não recusaram o seu aplauso ao Novo Romance, mas quiçá de uma viragem do romance contemporâneo. E se um indiscutido Samuel Beckett, um Michel Butor, um Alain Robbe-Grillet nos surgem nitidamente diferenciados nos seus romances, não é menos certo que os liga uma atitude de recusa, de reacção contra os cânones de uma tradição romanesca que se arvorou em definitiva. As diversas partes que constituem o presente volume procuram assim dar ao leitor uma visão completa de toda a estrutura do «nouveau roman». Alfredo Margarido e Artur Portela Filho, dois escritores cujas pesquisas se têm processado na linha desta escola, dão à sua obra o seguinte desenvolvimento: um estudo dos fundamentos do Novo Romance e das características dos seus mais destacados representantes; a situação do Novo Romance na literatura actual; depoimentos de Michel Butor, Claude Simon e Nathalie Sarraute expressamente concedidos para esta edição; textos teóricos de Grillet, Butor e Sarraute em que definem os lineamentos gerais da sua obra; uma recolha de críticas nacionais feitas ao Novo Romance; e, finalmente, uma antologia de textos dos novos romancistas, devidamente comentados por Alfredo Margarido e Artur Portela Filho
7,00 €
ATACADO por uns, generosamente recebido por outros, o Novo Romance começa a crescer, a derrubar fronteiras, elevando ao primeiro plano da literatura contemporânea os nomes dos seus chefes de fila. Já não se trata de caminhar no âmbito fluido e versátil de uma moda visto que críticos responsáveis e autores de nomeada como, entre outros, Moravia e Vittorini não recusaram o seu aplauso ao Novo Romance, mas quiçá de uma viragem do romance contemporâneo. E se um indiscutido Samuel Beckett, um Michel Butor, um Alain Robbe-Grillet nos surgem nitidamente diferenciados nos seus romances, não é menos certo que os liga uma atitude de recusa, de reacção contra os cânones de uma tradição romanesca que se arvorou em definitiva. As diversas partes que constituem o presente volume procuram assim dar ao leitor uma visão completa de toda a estrutura do «nouveau roman». Alfredo Margarido e Artur Portela Filho, dois escritores cujas pesquisas se têm processado na linha desta escola, dão à sua obra o seguinte desenvolvimento: um estudo dos fundamentos do Novo Romance e das características dos seus mais destacados representantes; a situação do Novo Romance na literatura actual; depoimentos de Michel Butor, Claude Simon e Nathalie Sarraute expressamente concedidos para esta edição; textos teóricos de Grillet, Butor e Sarraute em que definem os lineamentos gerais da sua obra; uma recolha de críticas nacionais feitas ao Novo Romance; e, finalmente, uma antologia de textos dos novos romancistas, devidamente comentados por Alfredo Margarido e Artur Portela Filho
Novo Romance de Alfredo Margarido. Editorial Presença. Lisboa, 1962, 289 págs. Mole.
ATACADO por uns, generosamente recebido por outros, o Novo Romance começa a crescer, a derrubar fronteiras, elevando ao primeiro plano da literatura contemporânea os nomes dos seus chefes de fila. Já não se trata de caminhar no âmbito fluido e versátil de uma moda visto que críticos responsáveis e autores de nomeada como, entre outros, Moravia e Vittorini não recusaram o seu aplauso ao Novo Romance, mas quiçá de uma viragem do romance contemporâneo. E se um indiscutido Samuel Beckett, um Michel Butor, um Alain Robbe-Grillet nos surgem nitidamente diferenciados nos seus romances, não é menos certo que os liga uma atitude de recusa, de reacção contra os cânones de uma tradição romanesca que se arvorou em definitiva. As diversas partes que constituem o presente volume procuram assim dar ao leitor uma visão completa de toda a estrutura do «nouveau roman». Alfredo Margarido e Artur Portela Filho, dois escritores cujas pesquisas se têm processado na linha desta escola, dão à sua obra o seguinte desenvolvimento: um estudo dos fundamentos do Novo Romance e das características dos seus mais destacados representantes; a situação do Novo Romance na literatura actual; depoimentos de Michel Butor, Claude Simon e Nathalie Sarraute expressamente concedidos para esta edição; textos teóricos de Grillet, Butor e Sarraute em que definem os lineamentos gerais da sua obra; uma recolha de críticas nacionais feitas ao Novo Romance; e, finalmente, uma antologia de textos dos novos romancistas, devidamente comentados por Alfredo Margarido e Artur Portela Filho
Peso | 330 g |
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