Em Corpo Inteiro

Em Corpo Inteiro

“Em Corpo Inteiro” aborda uma área melindrosa da educação, cheia de tabus, de lugares-comuns e de equívocos: a questão do sentido e função a atribuir ao corpo. Depois de se descreverem vários aspectos em que se torna flagrante a contradição das atitudes perante o corpo em vários campos da educação escolar, o problema é situado no contexto da nossa cultura e das suas origens multimilenárias, para se identificarem aí as matrizes das ambiguidades e impasses actuais. A partir daqui é proposta uma leitura e valoração novas que pretendem sintetizar, ultrapassando as contradições anteriores, o que com mais sentido nos é proposto pela tradição, surgindo assim um entendimento inédito do sentido e função do corpo no todo da pessoa, uma nova antropologia de matriz inteiramente unitária e unificante. É a I Parte da obra.
Na II Parte apresenta-se um estudo relativo a um caso em que uma atitude diferente perante o corpo, a partir da lógica decorrente da tese atrás referida, permite recuperar uma anomalia que vitima dezenas senão centenas de milhar de concidadãos, a gaguez autêntica, e que assim vinca mais fundamente a nova filosofia proposta para a interpretação, assunção e promoção do humano em cada pessoa.
Finalmente, para nos darmos conta de quanto nos encegueira e empobrece a ambiguidade do sentido do corpo reinante na nossa cultura, analisa-se, na III Parte, a potencialidade formativa da manifestação corporal mais englobante de possibilidades de fruição e comunicação, a dança, bem como o peso limitado que reveste na educação em geral e na escola, em particular, esbanjando-se assim em pura perda, sem proveito para ninguém em nenhum aspecto, uma das áreas mais ricas de virtualidades da experiência de todas as formações sociais, em todas as épocas históricas.

6,00 

6,00 

SKU 20240206_1208 Categorias , Autor

informação do livro

informação do livro

Título: Em Corpo Inteiro
Autor: Bartolomeu Valente
Edição: Horizonte
Colecção | Nº: Biblioteca do Educador | 125
Ano: 1990
Páginas: 179
Encadernação: Mole
Depósito Legal: 37396/90
ISBN: 972-24-0772-4

Alfarrabista

 

Assinatura de posse

“Em Corpo Inteiro” aborda uma área melindrosa da educação, cheia de tabus, de lugares-comuns e de equívocos: a questão do sentido e função a atribuir ao corpo. Depois de se descreverem vários aspectos em que se torna flagrante a contradição das atitudes perante o corpo em vários campos da educação escolar, o problema é situado no contexto da nossa cultura e das suas origens multimilenárias, para se identificarem aí as matrizes das ambiguidades e impasses actuais. A partir daqui é proposta uma leitura e valoração novas que pretendem sintetizar, ultrapassando as contradições anteriores, o que com mais sentido nos é proposto pela tradição, surgindo assim um entendimento inédito do sentido e função do corpo no todo da pessoa, uma nova antropologia de matriz inteiramente unitária e unificante. É a I Parte da obra.
Na II Parte apresenta-se um estudo relativo a um caso em que uma atitude diferente perante o corpo, a partir da lógica decorrente da tese atrás referida, permite recuperar uma anomalia que vitima dezenas senão centenas de milhar de concidadãos, a gaguez autêntica, e que assim vinca mais fundamente a nova filosofia proposta para a interpretação, assunção e promoção do humano em cada pessoa.
Finalmente, para nos darmos conta de quanto nos encegueira e empobrece a ambiguidade do sentido do corpo reinante na nossa cultura, analisa-se, na III Parte, a potencialidade formativa da manifestação corporal mais englobante de possibilidades de fruição e comunicação, a dança, bem como o peso limitado que reveste na educação em geral e na escola, em particular, esbanjando-se assim em pura perda, sem proveito para ninguém em nenhum aspecto, uma das áreas mais ricas de virtualidades da experiência de todas as formações sociais, em todas as épocas históricas.

Peso 155 g

outras sugestões...

outras sugestões...

0
    0
    Carrinho
    Carrinho VazioRegressar à Loja