Guia do Animador: Animar uma Actividade de Formação de Paulo Trindade Ferreira. Multinova. Lisboa, 2003, 286 págs. Mole.
Com base nas deficiências observadas e nas tendências recomendáveis, Paulo da Trindade Ferreira oferece-nos um verdadeiro tríptico orientador da actividade formativa: num dos quadros figura a formação como realidade inerente à vida, no seu todo, e ao trabalho em particular; no outro surge a pessoa humana e, naturalmente, o trabalhador – como o sujeito-agente por excelência da actividade formativa; e, no terceiro, afirma-se a igual dignidade fundamental de todo o acto formativo, quaisquer que sejam o “nível”, o contexto e as condições em que se realiza.
Tema 1: Da formação – “amestramento” à formação desenvolvimento;
Tema 2: Nunca é tarde demais para aprender;
Tema 3: A falar é que a gente se entende e a entender-se é que a gente aprende;
Tema 4 – Construção do plano de uma actividade formativa;
Tema 5 – Prática da animação pedagógica;
Tema 6 – Exploração pedagógica de “meios” ao serviço da animação.
Tema 7 – Da avaliação dos formandos à auto-avaliação da aprendizagem.
Guia do Animador: Animar uma Actividade de Formação de Paulo Trindade Ferreira. Multinova. Lisboa, 2003, 286 págs. Mole.
Com base nas deficiências observadas e nas tendências recomendáveis, Paulo da Trindade Ferreira oferece-nos um verdadeiro tríptico orientador da actividade formativa: num dos quadros figura a formação como realidade inerente à vida, no seu todo, e ao trabalho em particular; no outro surge a pessoa humana e, naturalmente, o trabalhador – como o sujeito-agente por excelência da actividade formativa; e, no terceiro, afirma-se a igual dignidade fundamental de todo o acto formativo, quaisquer que sejam o “nível”, o contexto e as condições em que se realiza.
Tema 1: Da formação – “amestramento” à formação desenvolvimento;
Tema 2: Nunca é tarde demais para aprender;
Tema 3: A falar é que a gente se entende e a entender-se é que a gente aprende;
Tema 4 – Construção do plano de uma actividade formativa;
Tema 5 – Prática da animação pedagógica;
Tema 6 – Exploração pedagógica de “meios” ao serviço da animação.
Tema 7 – Da avaliação dos formandos à auto-avaliação da aprendizagem.
Peso | 510 g |
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