Guia do Animador

Com base nas deficiências observadas e nas tendências recomendáveis, Paulo da Trindade Ferreira oferece-nos um verdadeiro tríptico orientador da actividade formativa: num dos quadros figura a formação como realidade inerente à vida, no seu todo, e ao trabalho em particular; no outro surge a pessoa humana e, naturalmente, o trabalhador – como o sujeito-agente por excelência da actividade formativa; e, no terceiro, afirma-se a igual dignidade fundamental de todo o acto formativo, quaisquer que sejam o “nível”, o contexto e as condições em que se realiza.

Tema 1: Da formação – “amestramento” à formação desenvolvimento;

Tema 2: Nunca é tarde demais para aprender;

Tema 3: A falar é que a gente se entende e a entender-se é que a gente aprende;

Tema 4 – Construção do plano de uma actividade formativa;

Tema 5 – Prática da animação pedagógica;

Tema 6 – Exploração pedagógica de “meios” ao serviço da animação.

Tema 7 – Da avaliação dos formandos à auto-avaliação da aprendizagem.

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SINOPSE

Com base nas deficiências observadas e nas tendências recomendáveis, Paulo da Trindade Ferreira oferece-nos um verdadeiro tríptico orientador da actividade formativa: num dos quadros figura a formação como realidade inerente à vida, no seu todo, e ao trabalho em particular; no outro surge a pessoa humana e, naturalmente, o trabalhador - como o sujeito-agente por excelência da actividade formativa; e, no terceiro, afirma-se a igual dignidade fundamental de todo o acto formativo, quaisquer que sejam o "nível", o contexto e as condições em que se realiza. Tema 1: Da formação - "amestramento" à formação desenvolvimento; Tema 2: Nunca é tarde demais para aprender; Tema 3: A falar é que a gente se entende e a entender-se é que a gente aprende; Tema 4 - Construção do plano de uma actividade formativa; Tema 5 - Prática da animação pedagógica; Tema 6 - Exploração pedagógica de "meios" ao serviço da animação. Tema 7 - Da avaliação dos formandos à auto-avaliação da aprendizagem.

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Guia do Animador: Animar uma Actividade de Formação de Paulo Trindade Ferreira. Multinova. Lisboa, 2003, 286 págs. Mole.

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Descrição

Com base nas deficiências observadas e nas tendências recomendáveis, Paulo da Trindade Ferreira oferece-nos um verdadeiro tríptico orientador da actividade formativa: num dos quadros figura a formação como realidade inerente à vida, no seu todo, e ao trabalho em particular; no outro surge a pessoa humana e, naturalmente, o trabalhador – como o sujeito-agente por excelência da actividade formativa; e, no terceiro, afirma-se a igual dignidade fundamental de todo o acto formativo, quaisquer que sejam o “nível”, o contexto e as condições em que se realiza.

Tema 1: Da formação – “amestramento” à formação desenvolvimento;

Tema 2: Nunca é tarde demais para aprender;

Tema 3: A falar é que a gente se entende e a entender-se é que a gente aprende;

Tema 4 – Construção do plano de uma actividade formativa;

Tema 5 – Prática da animação pedagógica;

Tema 6 – Exploração pedagógica de “meios” ao serviço da animação.

Tema 7 – Da avaliação dos formandos à auto-avaliação da aprendizagem.

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