Teatro Completo de António Pedro. Imprensa Nacional – Casa da Moeda. Lisboa, 344 págs. Dura.
Mais do que dramaturgo, por certo, foi António Pedro um homem de teatro, na plena acepção do termo. Ou, mais exactamente, dramaturgo tê-lo-á sido apenas na justa medida em que lhe era necessário para atingir essa plenitude. Vista a questão de outro ângulo: se tivesse limitado à escrita a sua actividade teatral, não ocuparia ele na história da arte dramática portuguesa o espaço que, por direito próprio e irrecusável é o seu; mas também este não seria o mesmo sem as peças que escreveu, e que neste volume meritoriamente se reunem. Homem de teatro completo,
António Pedro projectou e construiu edifícios que o desgaste do tempo não consumiu. Dos projectos, dá constância este livro.
Das construções, em que serviu mais projectos alheios do que os seus próprios, mais do que a memória perpetuada em livros de crítica e história do teatro resta a influência exercida na sociedade portuguesa à volta do meio século, o que em termos de teatro se traduz nesta coisa de que a sua existência depende: a formação de um público.
Teatro Completo de António Pedro. Imprensa Nacional – Casa da Moeda. Lisboa, 344 págs. Dura.
Mais do que dramaturgo, por certo, foi António Pedro um homem de teatro, na plena acepção do termo. Ou, mais exactamente, dramaturgo tê-lo-á sido apenas na justa medida em que lhe era necessário para atingir essa plenitude. Vista a questão de outro ângulo: se tivesse limitado à escrita a sua actividade teatral, não ocuparia ele na história da arte dramática portuguesa o espaço que, por direito próprio e irrecusável é o seu; mas também este não seria o mesmo sem as peças que escreveu, e que neste volume meritoriamente se reunem. Homem de teatro completo,
António Pedro projectou e construiu edifícios que o desgaste do tempo não consumiu. Dos projectos, dá constância este livro.
Das construções, em que serviu mais projectos alheios do que os seus próprios, mais do que a memória perpetuada em livros de crítica e história do teatro resta a influência exercida na sociedade portuguesa à volta do meio século, o que em termos de teatro se traduz nesta coisa de que a sua existência depende: a formação de um público.
Peso | 620 g |
---|
Rua Álvaro Cunhal
nº 4A, Piso 1, Escritório 1
2005-414 Santarém
Visitas por marcação.