ABCedário de Filosofia de Jean Lévêque. Público Comunicação Social. Porto, 2003, 119 págs. Mole.
A filosofia não é nem uma busca da verdade nem uma procura da sabedoria. De há muito que deixou essas preocupações a outras disciplinas. Então em que consiste, desde as suas origens? Uma aventura sem direcção definida, uma caminhada sem pres- supostos prévios. As sendas bifurcam-se, perdem-se os caminhos: apenas seguimos, por nossa conta e risco, «trilhos» incertos. A filosofia não promete nenhum dos ganhos da ciència, nenhuma das ajudas da religião, nenhum dos benefícios da moral. A fim de continuar o seu percurso, responde apenas à injunção do Poema de Parménides: Os cavalos que me transportam conduziram-me tão longe quanto o meu coração poderia desejar […]». Mas, nestas de- mandas, a filosofia não tem um compromisso previamente definido: inventa o seu espaço e cria o seu objecto. Sozinha, no seu caminhar deliberado, não aceita nem ajuda nem orientação
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A filosofia não é nem uma busca da verdade nem uma procura da sabedoria. De há muito que deixou essas preocupações a outras disciplinas. Então em que consiste, desde as suas origens? Uma aventura sem direcção definida, uma caminhada sem pres- supostos prévios. As sendas bifurcam-se, perdem-se os caminhos: apenas seguimos, por nossa conta e risco, «trilhos» incertos. A filosofia não promete nenhum dos ganhos da ciència, nenhuma das ajudas da religião, nenhum dos benefícios da moral. A fim de continuar o seu percurso, responde apenas à injunção do Poema de Parménides: Os cavalos que me transportam conduziram-me tão longe quanto o meu coração poderia desejar […]». Mas, nestas de- mandas, a filosofia não tem um compromisso previamente definido: inventa o seu espaço e cria o seu objecto. Sozinha, no seu caminhar deliberado, não aceita nem ajuda nem orientação
ABCedário de Filosofia de Jean Lévêque. Público Comunicação Social. Porto, 2003, 119 págs. Mole.
A filosofia não é nem uma busca da verdade nem uma procura da sabedoria. De há muito que deixou essas preocupações a outras disciplinas. Então em que consiste, desde as suas origens? Uma aventura sem direcção definida, uma caminhada sem pres- supostos prévios. As sendas bifurcam-se, perdem-se os caminhos: apenas seguimos, por nossa conta e risco, «trilhos» incertos. A filosofia não promete nenhum dos ganhos da ciència, nenhuma das ajudas da religião, nenhum dos benefícios da moral. A fim de continuar o seu percurso, responde apenas à injunção do Poema de Parménides: Os cavalos que me transportam conduziram-me tão longe quanto o meu coração poderia desejar […]». Mas, nestas de- mandas, a filosofia não tem um compromisso previamente definido: inventa o seu espaço e cria o seu objecto. Sozinha, no seu caminhar deliberado, não aceita nem ajuda nem orientação
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