O Contributo dos Mass Media no Ensino da História: Uma Investigação no Âmbito da Formação dos Conceitos de Nacionalismo e Revolução de Alberto Manuel Vara Branco. Instituição de Inovação Educacional. 2002, 253 págs. Mole.
Há consenso em considerar que os mass media têm grande impacto nas crianças e nos adolescentes. Quer uns quer outros permanecem, durante um tempo significativo, em frente do écran do televisor (Moderno, 1985). Também o cinema constitui uma prática social fortemente implantada no quotidiano dos adolescentes urbanos (Wolton, 1994). As imagens cinematográficas, aliadas ao som, não deixam de ser um meio privilegiado, em relação à adolescência, de divulgação de valores e modelos de cariz ideológico, estético e cultural, contribuindo, assim, para a construção das primeiras representações da História do mundo (Ferro, 1993). Também, a imprensa não deixa de influenciar significativamente os adolescentes (Abrantes, 1998). Analisando a importância da imagem e do som e as razões do uso dos audiovisuais no processo de ensino/aprendizagem, Moderno (1985) conclui só haver uma boa aprendizagem quando existe uma boa percepção, e esta só ocorrerá se forem estimulados de modo conveniente os órgãos dos sentidos que lhe estão na base. Ser conhecedor das preferências dos adolescentes em relação às mensagens da televisão, dos filmes e da imprensa especializada ou não, considera-se relevante e necessário no contexto pedagógico, como o é também saber até que ponto os mass media, nomeadamente o cinema, a televisão e a imprensa, exercem um papel importante na mentalidade da adolescência, na vida da escola e na educação em geral.
O Contributo dos Mass Media no Ensino da História: Uma Investigação no Âmbito da Formação dos Conceitos de Nacionalismo e Revolução de Alberto Manuel Vara Branco. Instituição de Inovação Educacional. 2002, 253 págs. Mole.
Há consenso em considerar que os mass media têm grande impacto nas crianças e nos adolescentes. Quer uns quer outros permanecem, durante um tempo significativo, em frente do écran do televisor (Moderno, 1985). Também o cinema constitui uma prática social fortemente implantada no quotidiano dos adolescentes urbanos (Wolton, 1994). As imagens cinematográficas, aliadas ao som, não deixam de ser um meio privilegiado, em relação à adolescência, de divulgação de valores e modelos de cariz ideológico, estético e cultural, contribuindo, assim, para a construção das primeiras representações da História do mundo (Ferro, 1993). Também, a imprensa não deixa de influenciar significativamente os adolescentes (Abrantes, 1998). Analisando a importância da imagem e do som e as razões do uso dos audiovisuais no processo de ensino/aprendizagem, Moderno (1985) conclui só haver uma boa aprendizagem quando existe uma boa percepção, e esta só ocorrerá se forem estimulados de modo conveniente os órgãos dos sentidos que lhe estão na base. Ser conhecedor das preferências dos adolescentes em relação às mensagens da televisão, dos filmes e da imprensa especializada ou não, considera-se relevante e necessário no contexto pedagógico, como o é também saber até que ponto os mass media, nomeadamente o cinema, a televisão e a imprensa, exercem um papel importante na mentalidade da adolescência, na vida da escola e na educação em geral.
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