ROMANCEIRO PARA O POVO E PARA AS ESCOLAS DE AUGUSTO C. PIRES DE LIMA E ALEXANDRE LIMA CARNEIRO Editorial Domingos Barreira. Porto, 1949, 83 págs. B. Il. 🗂️ Colecção: Folclore e Pedagogia | 6
🎨 Ilustrações de Gouveia Portuense
Antologia de romanceiro popular português organizada com fins pedagógicos, contendo trinta e seis composições acompanhadas de notas elucidativas. Profusamente ilustrada com gravuras de Gouveia Portuense, algumas reproduções de registos, inscreve-se na tradição documentada por Almeida Garrett de recolha das canções populares, xácaras e romances da tradição oral portuguesa.
────────────────── Características do Exemplar ✅ Exemplar limpo de anotações e marcas de posse
🟡 Capa com picos de acidez
Peso: 170g ──────────────────
Poesias Selectas de Frei Agostinho da Cruz
Editorial Domingos Barreira. Porto, 1941, 187 págs. B.
Frei Agostinho da Cruz foi um poeta-eremita de temperamento bucólico, com marcantes singularidades. Sobretudo nas suas Éclogas, afirma-se uma poesia pastoril em que as convenções do bucolismo de matriz italiana – tão populares na época –, sobretudo ao nível da estrutura e da terza rima, da descrição da Natureza e do diálogo entre diversos interlocutores, dos temas tratados e dos valores, são aqui enformadas pela temática religiosa e mesmo por motivos bíblicos. Numa versão singular da felicidade através da áurea mediania (aurea mediocritas) e do lugar ameno (locus amoenus), os lugares ermos ou desertos são espaços privilegiados para sentir a presença de Deus. Com a sua diversidade e riqueza de fenómenos, reflexo do poder e bondade do Criador, a mãe Natureza é o espaço aprazível propício à meditação espiritual e ao ascetismo contemplativo
Pão Partido em Pequeninos de Padre Manuel Bernardes
Editorial Domingos Barreira. Porto, 1940, 179 págs. B.
PARA OS PEQUENINOS DA CAZA DE DEOS. Breve tratado espiritual, em que se instrue hum fiel nos pontos principaes da fee, & bons costumes. Composto por hum padre da Congregação do Oratório de Lisboa.
Cuidada reedição de uma das mais célebres obras do P. Manel Bernardes realizada a partir da edição de 1698. Esta obra virá a ser incluída nos “Vários Tratados” publicados em dois volumes. Contém prefácio de Augusto C. Pires de Lima, que é um excelente estudo sobre o autor, a reprodução das licenças da edição seiscentista, notas e índice. Depois da segunda parte o autor descreve o caso de uma serva de Deus que teve uma visão do inferno. Foi a Venerável Madre Ana de Santo Agostinho (Valladolid, 1555- Villanueva de la Jara, Cuenca, 1624), Carmelita descalça que fundou com Santa Teresa de Jesus o convento da sua ordem, onde veio a falecer. Padre Manuel Bernardes (Lisboa, 1644 ? 1710), religioso da Congregação do Oratório, é autor de numerosas obras sobre assuntos religiosos, sendo considerado um dos maiores prosadores portugueses.
Psicologia do Adolescente de Mário Gonçalves Viana. Editorial Domingos Barreira. Porto, s.d., 317 págs. B.
O problema da adolescência é um dos mais graves da vida, e, no entanto, conhece-se melhor a infância do que a adolescência.
Em todos os tempos se tem procurado estudar esse período do fruto proibido, no qual se esboça uma vida ποva. Todos sabem, mais ou menos, que, com o aparecimento definitivo das funções sexuais, se revela qualquer coisa de novo na vida do ser humano. Mas poucos sabem, talvez, que ocorrem na adolescência na rapariga, por volta dos 12 anos, e no rapaz cerca dos 14 anos fenómenos graves.
Para proporcionarmos a melhor experiência possível, utilizamos tecnologias como cookies para armazenar e aceder a informações do dispositivo. O consentimento permite-nos processar dados como o comportamento de navegação ou identificadores únicos neste sítio. Não consentir, ou retirar o consentimento, pode afectar negativamente certas funcionalidades.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efectuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações electrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico utilizado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, sem a colaboração voluntária do seu fornecedor de serviços de Internet, ou sem registos adicionais de terceiros, a informação armazenada ou recuperada apenas para este fim não permite, em geral, identificá-lo.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico necessário para criar perfis de utilizador, enviar publicidade ou rastrear o utilizador num ou em vários sítios para fins de marketing.