• Ouro que a Mulher de Viana Deu Beleza de Alberto A. Abreu

    Ouro que a Mulher de Viana Deu Beleza

    Alberto A. Abreu

    10,00 

    O ouro é belo e caro. Por isso é símbolo de poder. De ouro se fizeram: as coroas de louros dos Césares, as coroas reais e anéis reais e episcopais, os ceptros. E de ouro se fazem também os adornos: diademas, brincos, gargantilhas, fieiras e colares, alfinetes de peito (de embelezamento e apotropaicos), as cruzes de peito e outros elementos protectores e devocionais. De ouro são também as pulseiras, e as alianças designativas de estado civil.

  • Antiguidades Lusitanas de M. R. Conceição

    Antiguidades Lusitanas

    M. R. Conceição

    20,00 

    Antiguidades Lusitanas ou Desabar dum Êrro Histórico: Oirgem e Fundação da Velha Igreja de Cedofeita e seu Mosteiro antiquíssimo) de M. R. Conceição.
    Livraria Tavares Martins. Porto, 1931, 98 págs. B.

    Interessante documento acerca da origem e fundação do notabilíssimo monumento românico portuense, documentado com ilustrações nas páginas de texto.

    Livro sem marcas, assinaturas ou sublinhados.

  • Lendas e Tradições do Alto Minho de Francisco Pitta

    Lendas e Tradições do Alto Minho

    Francisco Pitta

    15,00 

    Ilustrado com fotografias a negro e a cores.

    Caso o tempo e o entusiasmo o não impeçam. Devo esclarecer que, apesar de ter observado muito daquilo que apresento, não me escusei de recorrer às fontes, de ouvir o povo, sempre que alguma dúvida me surgia. Por- que é ele o grande mestre, na presente conjuntura.

  • Irmandade da Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança de José Miguel Gonçalves Miranda

    Irmandade da Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança

    José Miguel Gonçalves Miranda

    10,00 

    Este livro que ora se dá à estampa – «A Irmandade da Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança – 500 Anos das Misericórdias e da Cruzada pela Solidariedade», sendo o primeiro e a todos os títulos único, surge do desafio que me foi proposto através do convite endereçado pela Mesa Administrativa, no sentido de elaborar, em breves traços, a história recente desta Santa Casa, relatando usos e costumes, honrando todos aqueles que por aqui passaram e, de um modo particular, os seus Provedores, nomeadamente os que ainda vivem, considerando que é em vida que se devem fazer as homenagens.

  • Porto Um Ponto de Vista de António Laúndes

    Porto Um Ponto de Vista

    António Laúndes

    8,00 

    Este livro surge do amor transgressor dos autores pela sua cidade, o Porto. Não se trata de um postal ilustrado, no sentido comum do conceito, porque o Porto que aqui encontramos nem sempre reconhecemos. O Porto é a matéria-prima deste livro, mas o resultado final é muito mais que um sentido vulgar ou o olhar comum. O resultado deste olhar é arte, uma arte que nasce do amor pela cidade e por uns olhos que, através da objectiva, a vêem com uma intensidade vibrante. São fotografias únicas, como único é o olhar que lançamos sobre a cidade.

  • Guia de Turismo da Cidade e Concelho de Penafiel de José Júlio da Mota Barbosa

    Guia de Turismo da Cidade e Concelho de Penafiel

    José Júlio da Mota Barbosa

    20,00 

    “(…) Fica, desde agora, preenchida essa lacuna, felizmente, graças ao belo trabalho de José Júlio, recheado de informações úteis e exigidas em obras de propaganda da natureza desta, aberta a porta e desvendados os segredos da nossa terra, que fica devendo ao autor, bem como os excursionistas, mais este insigne serviço. Quem percorre as estradas…

  • Romaria da Senhora da Agonia 2007 de Joaquim R. Ribeiro

    Romaria da Senhora da Agonia 2007

    Joaquim R. Ribeiro

    7,50 

    Nestas publicações “A Falar de Viana” estão documentados artigos, de vários colaboradores literários, sobre a evolução histórica da Romaria d’Agonia, ao longo do último século.

  • Praias de Viana do Castelo de José Maria Costa

    Praias de Viana do Castelo

    José Maria Costa

    8,00 

    Ao longo dos 24 km de orla costeira, encontramos cerca de 40 praias, com uma grande diversidade de elementos, umas vezes com areais extensos, outras com cascalho ou alcantilados a que se associam ainda, rochedos isolados, afloramentos rochosos, penhascos sobre o mar, sisternas dunares, marismas, cursos de água permanentes ou sazonais, estuários, gândaras, matas, veigas, …, etc.

  • Viana do Castelo Imagens de Outrora

    Viana do Castelo Imagens de Outrora

    António Novo

    25,00 

    Neste ano de 2008, em que a vasta família vianense comemora o 750º aniversário da outorga do Foral ao Município, pelo quinto rei de Portugal, Afonso III, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a que tenho a honra de presidir neste singular momento histórico, decidiu proporcionar a todos os munícipes a mais diversificada informação…

  • Velocidade na Invicta: Circuito da Boavista

    Velocidade na Invicta: Circuito da Boavista

    José Barros Rodrigues

    20,00 

    É inegável que o Porto – tal como Lisboa e Vila Real – tem uma riquíssima e honrosa tradição no que ao automobilismo respeita. Neste rol na qual só a memória me ajudou – faltam, sem dúvida, muitos nomes e outras referências que bem se justificariam. Mas fica para outra altura…

  • Viana do Castelo o Minho na Alma de João Belmiro Pinto da Silva

    Viana do Castelo o Minho na Alma

    João Belmiro Pinto da Silva

    7,50 

    Princesa de lendário encantamento que o Lima galenteia em Serenata: em cada rua vive um monumento que a lua vem beijar num rir de prata Na praça de recorte medieval a Câmara é uma jóia de valor., e o chafariz e a Igreja do Hospital dão-lhe um ar legendário, encatador.

  • Viana Monumental e Artística de Francisco José Carneiro Fernandes

    Viana Monumental e Artística

    Francisco José Carneiro Fernandes

    20,00 

    “O tema proposto Espaço urbano e Património de Viana do Castelo apresen- ta-se simultaneamente sugestivo e complexo. O assunto versado não se esgota. Longe disso. Este trabalho resume-se, com efeito, a uma leitura, geográfica e histórico-artistica, do espaço urbano de Viana do Castelo. Relativamente ao Património monumental e artístico, circunscreve-se às freguesias de Santa Maria…

  • Porto e as Invasões Francesas (1809-2009) de Luís Oliveira Ramos

    Porto e as Invasões Francesas (1809-2009)

    Luís Oliveira Ramos

    75,00 

    Obra publicada no âmbito do Programa de Evocação da Segunda Invasão Francesa a Portugal, para a qual contribuíram reputados académicos portugueses, espanhóis, franceses e ingleses.


    Privilegiando a posição central que a cidade do Porto ocupou no encadeamento de fenómenos que caracterizaram a Europa dos séculos XVIII e XIX, a obra toma por escopo o enquadramento das Invasões Francesas nas Guerras Napoleónicas e na sua frente Peninsular.


    Analisa à luz da historiografia moderna os factores subjacentes à criação da Legião Portuguesa e do movimento de libertação formado no Porto após a Primeira Invasão, o trajecto e consequências da investida francesa dirigida por Soult à cidade, aquando da Segunda Invasão, de que a Tragédia da Ponte das Barcas é expressivo, as peripécias da diplomacia portuguesa de então e o estudo das fontes e principais figuras da época, entre as quais destacamos Gomes Freire de Andrade.


    Volume I



    I – Antecedentes das Invasões Francesas – Professor Doutor Luís Oliveira Ramos;



    II – A Segunda Invasão Francesa no quadro das Guerras Napoleónicas – José Manuel Sardica;



    III – Portugal e a Diplomacia Europeia nas Vésperas das Invasões Francesas: «Entre o Martelo francês e a Bigorna Britânica» – Professora Doutora Fernanda Paula Maia;



    IV – A Duquesa de Abrantes e Portugal. Algumas Observações – Professora Marie-Hélène Piwnik;



    V – Milícias e Ordenanças no Norte de Portugal durante as Primeiras Invasões Francesas – Coronel Nuno Correia Barrento de Lemos Pires;



    VI – A Chefias Militares Portuguesas durante a Primeira e a Segunda Invasão Francesas – Maria da Conceição Meireles Pereira;



    VII – A Arte da Guerra no tempo de Napoleão – Coronel David Martelo;



    VIII – Os mapas da Segunda Invasão Francesa – Professor Doutor João Carlos Garcia;



    IX – A Defesa de Braga na Segunda Invasão Francesa: O Combate de Carvalho d’Este – Professor Doutor Manuel da Braga Cruz.



    Volume II



    X – A Invasão Espanhola da cidade do Porto durante a Invasão de 1807-1808 – Professor Doutor Jorge Manuel Martins Ribeiro;



    XI – As Juntas do Norte na Restauração de Portugal de 1808 – José Viriato Capela, Henrique Matos e Rogério Borralheiro;



    XII – A Cidade do Porto nos finais de Setecentos e as circunstâncias da Segunda Invasão Francesa – Professor Doutor Manuel Francisco Ribeiro da Silva;



    XIII – Através da Guerra – O Impacto das Invasões francesas no estudo das populações – Professora Doutora Isilda Monteiro;



    XIV – Rapina e Saques das «Águias Napoleónicas» em Portugal: Dados e Reflexões – Professor Doutor Pedro Vilas Boas Tavares.



    XV – As repercussões, a reconstrução e a retoma no Porto a seguir às Invasões Francesas – Professor Doutor Francisco Ribeiro da Silva;



    XVI – A participação do Batalhão Académico de Coimbra na derrota dos franceses no Porto – Professora Doutora Ana Cristina Araújo;



    XVII – Proclamações, Decretos, Ordens, Editais, Instruções – Professor Doutor Eugénio dos Santos.



    Volume III



    XVIII – A Legião Portuguesa no Exército Napoleónico – Professor Doutor António Ventura;



    XIX – A Leal Legião Lusitana, força de cobertura do Exército Aliado – 1808-1811 – Coronel Jorge Pereira de Carvalho.



    XX – O Desastre da Ponte das Barcas – Professor Doutor Aníbal José Barreira.



    XXI – A Batalha do Porto, de 12 de Maio de 1809 – Professor Charles Esdaile;



    XXII – Os Injustiçados das Invasões – Professor Doutor Aurélio Araújo de Oliveira;



    XXIII – A Resistência do Clero Nortenho às Invasões Francesas – Professor Doutor João Francisco Marques;



    XXIV – A Lenda negra de Napoleão: Panfletos Antinapoleónicos em Portugal – Professor Doutor António Pedro Valente;



    XXV – Entre a história e a ficção: Representações do Porto ao Tempo das Invasões francesas em narrativas portuguesas e Britânicas – Professora Doutora Gabriela Gândara;



    XXVI – O General Bernardim Freire de Andrade: De Governador de Armas do Porto a vítima da Revolta das Populações – Professor Doutor António Pedro Vicente;



    XXVII – Ei-lo! Breve resenha biográfica e Genealógica sobre o Conde de Amarante – Maria Adelaide Cardoso de Menezes Moraes.



    Volume IV



    XXVIII – A acção do General Manuel Jorge Gomes de Sepúlveda e a Junta de Bragança – Professor Doutor António Pedro Vicente;



    XXIX – D. António de S. José de Castro: Dever e Fidelidade nas, e para além das, circunstâncias – Professor Doutor Pedro Vilas Boas Tavares;



    XXX – Sir Arthur Wellesley, Duque de Wellington: Uma breve biografia – Professor Charles Esdaile;



    XXXI – Lorde Beresford – Professor Malyn Newitt;



    XXXII – Breve biografia de Junot – Professor Jean Tulard;



    XXXIII – O Marechal Jean de Dieu Soult, Duque da Dalmácia (1769-1851) – Professora Nicole Gotteri;



    XXXIV – Ecos da Invasão do Porto na Imprensa de Lisboa – Doutor Mário Matos e Lemos;



    XXXV – A memória e a ficção da Segunda Invasão Francesa – Professora Doutora Maria de Fátima Marinho;



    XXXVI – Os portugueses na Guerra Peninsular: do Porto ao termo do Império Napoleónico – Professor Doutor Luís Oliveira Ramos;



    XXXVII – Las «Invasiones Francesas» en perspectiva española – Professora Elena Hernández Sandoica.


  • Passeios em Viana do Castelo de Valimar

    Passeios em Viana do Castelo

    Valimar

    5,00 

    Roteiro bilingue: Português e Inglês de Viana do Castelo.

    Pedra a pedra, esquina a esquina se percorre a História, o Património e a Cultura do Concelho de Viana do Castelo. Abra este livro. Venha passear connosco. Venha descobrir o que encerra cada ponte, cada igreja, cada mosteiro, cada cruzeiro, cada solar, cada castelo… seus segredos… ecos da história e da cultura deste Concelho. Aproveite para usufruir da hospitalidade das suas gentes, da riqueza da sua cultura – as tradições, as artes e oficios e a afamada gastronomia -, e desta paisagem, que, da costa atlântica ao interior montanhoso, nos cativa ao primeiro olhar.

  • Crónicas do Porto de Gomes Fernandes

    Crónicas do Porto

    Gomes Fernandes

    7,00 

    Crónicas do Porto de Gomes Fernandes.
    Edições ASA. 2001. 94 págs. B. Il.

    “Os tempos e as circunstâncias diversas que assinalaram a produção destes textos reclamam mais os momentos das observações que os ditaram do que a preocupação de os transmitir ao juízo avaliativo de quem os viesse a ler. O atrevimento está mesmo no gesto de os compilar para publicação, com o óbvio risco que daí deriva.”

    Livro sem marcas, assinaturas ou sublinhados.

  • Áreas de Importância Natural da Região do Porto de Nuno Gomes Oliveira

    Áreas de Importância Natural da Região do Porto

    Nuno Gomes Oliveira

    10,00 

    Áreas de Importância Natural da Região do Porto: Memória para o Futuro de Nuno Gomes Oliveira.
    Parque Biológico de Gaia. Gaia, 2008, 129 págs. E.

    Sendo “mais um” livro, não é um livro qualquer, não só pelo seu conteúdo mas também porque o seu autor é o Nuno Gomes Oliveira. Comecemos pelo conteúdo. Apraz registar, como Presidente da Câmara de Gaia, o levantamento (admito) exaustivo que esta obra faz das áreas naturais e espaços verdes existentes na região do Porto.

    E a satisfação é maior porque verifico que Gaia aparece indiscutivelmente na liderança de “ranking” ambiental. O Parque Biológico de Gaia, o Parque Municipal da Lavandeira, o Parque das Dunas da Aguda, o Refúgio Ornitológico do Cabedelo, a Serra de Canelas, são áreas e espaços que importa proteger e preservar.

    Livro sem marcas, assinaturas ou sublinhados.