Título: O Retrato de Ricardina
Autor: Camilo Castelo Branco
Edição: Planeta DeAgostini
Colecção | Nº: Biblioteca Camilo Castelo Branco
Ano: 2004
Páginas: 192
Encadernação: Mole
Depósito Legal: 220385/04
ISBN: 989-609-253-2
SOBRE
O «Retrato de Ricardina» é uma Novela sentimental de Camilo Castelo Branco, cuja intriga atribulada e inverosímil (“esta novela parece querer demonstrar que sucedem casos incríveis”) gira em torno dos amores infelizes entre Ricardina Pimentel, filha do orgulhoso abade de Espinho, e Bernardo Moniz, estudante de Direito, cujas peripécias se arrastam por mais de vinte anos. O motivo da paixão contrariada pela oposição paterna, a omnipresença da fatalidade (“Pois a desgraça não estará cansada? – Que pergunta! A desgraça cansada! Teria ela começado?”) e o sentimento da honra (que assume contornos diversos no pundonor de Leonardo e no heroísmo moral de Bernardo, recusando-se a cometer um crime) são tópicos recorrentes na ficção camiliana.
SOBRE O AUTOR
CamiloFerreira Botelho Castelo Branco
(1825-1890)
Escritor, romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor. Da sua bibliografia destacam-se as obras: O Marquês de Torres Novas (1849); Mistérios de Lisboa (1853); Maria da Fonte (1885); Nas Trevas (1890).
SOBRE
O «Retrato de Ricardina» é uma Novela sentimental de Camilo Castelo Branco, cuja intriga atribulada e inverosímil (“esta novela parece querer demonstrar que sucedem casos incríveis”) gira em torno dos amores infelizes entre Ricardina Pimentel, filha do orgulhoso abade de Espinho, e Bernardo Moniz, estudante de Direito, cujas peripécias se arrastam por mais de vinte anos. O motivo da paixão contrariada pela oposição paterna, a omnipresença da fatalidade (“Pois a desgraça não estará cansada? – Que pergunta! A desgraça cansada! Teria ela começado?”) e o sentimento da honra (que assume contornos diversos no pundonor de Leonardo e no heroísmo moral de Bernardo, recusando-se a cometer um crime) são tópicos recorrentes na ficção camiliana.
SOBRE O AUTOR
CamiloFerreira Botelho Castelo Branco
(1825-1890)
Escritor, romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor. Da sua bibliografia destacam-se as obras: O Marquês de Torres Novas (1849); Mistérios de Lisboa (1853); Maria da Fonte (1885); Nas Trevas (1890).
Título: O Retrato de Ricardina
Autor: Camilo Castelo Branco
Edição: Planeta DeAgostini
Colecção | Nº: Biblioteca Camilo Castelo Branco
Ano: 2004
Páginas: 192
Encadernação: Mole
Depósito Legal: 220385/04
ISBN: 989-609-253-2
SOBRE
O «Retrato de Ricardina» é uma Novela sentimental de Camilo Castelo Branco, cuja intriga atribulada e inverosímil (“esta novela parece querer demonstrar que sucedem casos incríveis”) gira em torno dos amores infelizes entre Ricardina Pimentel, filha do orgulhoso abade de Espinho, e Bernardo Moniz, estudante de Direito, cujas peripécias se arrastam por mais de vinte anos. O motivo da paixão contrariada pela oposição paterna, a omnipresença da fatalidade (“Pois a desgraça não estará cansada? – Que pergunta! A desgraça cansada! Teria ela começado?”) e o sentimento da honra (que assume contornos diversos no pundonor de Leonardo e no heroísmo moral de Bernardo, recusando-se a cometer um crime) são tópicos recorrentes na ficção camiliana.
SOBRE O AUTOR
CamiloFerreira Botelho Castelo Branco
(1825-1890)
Escritor, romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor. Da sua bibliografia destacam-se as obras: O Marquês de Torres Novas (1849); Mistérios de Lisboa (1853); Maria da Fonte (1885); Nas Trevas (1890).
SOBRE
O «Retrato de Ricardina» é uma Novela sentimental de Camilo Castelo Branco, cuja intriga atribulada e inverosímil (“esta novela parece querer demonstrar que sucedem casos incríveis”) gira em torno dos amores infelizes entre Ricardina Pimentel, filha do orgulhoso abade de Espinho, e Bernardo Moniz, estudante de Direito, cujas peripécias se arrastam por mais de vinte anos. O motivo da paixão contrariada pela oposição paterna, a omnipresença da fatalidade (“Pois a desgraça não estará cansada? – Que pergunta! A desgraça cansada! Teria ela começado?”) e o sentimento da honra (que assume contornos diversos no pundonor de Leonardo e no heroísmo moral de Bernardo, recusando-se a cometer um crime) são tópicos recorrentes na ficção camiliana.
SOBRE O AUTOR
CamiloFerreira Botelho Castelo Branco
(1825-1890)
Escritor, romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor. Da sua bibliografia destacam-se as obras: O Marquês de Torres Novas (1849); Mistérios de Lisboa (1853); Maria da Fonte (1885); Nas Trevas (1890).
O Manuseado utiliza cookies (de terceiros), que permitem recolher informação e melhorar a sua experiência de navegação.
Para mais informações sobre a forma como o Manuseado utiliza cookies, consulte a nossa Política de Cookies.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.