Retrato de Ricardina

Título: O Retrato de Ricardina
Autor: Camilo Castelo Branco
Edição: Planeta DeAgostini
Colecção | Nº: Biblioteca Camilo Castelo Branco
Ano: 2004
Páginas: 192
Encadernação: Mole
Depósito Legal: 220385/04
ISBN: 989-609-253-2

O Retrato de Ricardina de Camilo Castelo Branco

SOBRE
O «Retrato de Ricardina» é uma Novela sentimental de Camilo Castelo Branco, cuja intriga atribulada e inverosímil (“esta novela parece querer demonstrar que sucedem casos incríveis”) gira em torno dos amores infelizes entre Ricardina Pimentel, filha do orgulhoso abade de Espinho, e Bernardo Moniz, estudante de Direito, cujas peripécias se arrastam por mais de vinte anos. O motivo da paixão contrariada pela oposição paterna, a omnipresença da fatalidade (“Pois a desgraça não estará cansada? – Que pergunta! A desgraça cansada! Teria ela começado?”) e o sentimento da honra (que assume contornos diversos no pundonor de Leonardo e no heroísmo moral de Bernardo, recusando-se a cometer um crime) são tópicos recorrentes na ficção camiliana.


SOBRE O AUTOR

Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco 

(1825-1890)

Escritor, romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor. Da sua bibliografia destacam-se as obras: O Marquês de Torres Novas (1849); Mistérios de Lisboa (1853); Maria da Fonte (1885); Nas Trevas (1890).


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O «Retrato de Ricardina» é uma Novela sentimental de Camilo Castelo Branco, cuja intriga atribulada e inverosímil (“esta novela parece querer demonstrar que sucedem casos incríveis”) gira em torno dos amores infelizes entre Ricardina Pimentel, filha do orgulhoso abade de Espinho, e Bernardo Moniz, estudante de Direito, cujas peripécias se arrastam por mais de vinte anos. O motivo da paixão contrariada pela oposição paterna, a omnipresença da fatalidade (“Pois a desgraça não estará cansada? – Que pergunta! A desgraça cansada! Teria ela começado?”) e o sentimento da honra (que assume contornos diversos no pundonor de Leonardo e no heroísmo moral de Bernardo, recusando-se a cometer um crime) são tópicos recorrentes na ficção camiliana.


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Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco 

(1825-1890)

Escritor, romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor. Da sua bibliografia destacam-se as obras: O Marquês de Torres Novas (1849); Mistérios de Lisboa (1853); Maria da Fonte (1885); Nas Trevas (1890).


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Páginas: 192
Encadernação: Mole
Depósito Legal: 220385/04
ISBN: 989-609-253-2

O Retrato de Ricardina de Camilo Castelo Branco

SOBRE O «Retrato de Ricardina» é uma Novela sentimental de Camilo Castelo Branco, cuja intriga atribulada e inverosímil (“esta novela parece querer demonstrar que sucedem casos incríveis”) gira em torno dos amores infelizes entre Ricardina Pimentel, filha do orgulhoso abade de Espinho, e Bernardo Moniz, estudante de Direito, cujas peripécias se arrastam por mais de vinte anos. O motivo da paixão contrariada pela oposição paterna, a omnipresença da fatalidade (“Pois a desgraça não estará cansada? – Que pergunta! A desgraça cansada! Teria ela começado?”) e o sentimento da honra (que assume contornos diversos no pundonor de Leonardo e no heroísmo moral de Bernardo, recusando-se a cometer um crime) são tópicos recorrentes na ficção camiliana.

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Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco 

(1825-1890)

Escritor, romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor. Da sua bibliografia destacam-se as obras: O Marquês de Torres Novas (1849); Mistérios de Lisboa (1853); Maria da Fonte (1885); Nas Trevas (1890).


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Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco 

(1825-1890)

Escritor, romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor. Da sua bibliografia destacam-se as obras: O Marquês de Torres Novas (1849); Mistérios de Lisboa (1853); Maria da Fonte (1885); Nas Trevas (1890).


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