• 25 de Abril de J. Aires Magalhães

    25 de Abril

    J. Aires Magalhães

    3,00 

    25 de Abril de J. Aires Magalhães.
    Edição Formar. Lisboa, s.d., 47 págs. Mole.

    Antes do mais, cumpre salientar que é ainda cedo para se fazer, com objectividade, rigor e imparcialidade, a História da Revolução do 25 de Abril de 1974.

    Ainda assim, tentaremos fazer um relato isento e indicar pistas para ulterior julgamento.

    Evitaremos, pois, os juízos de valor sobre os factos descritos e procuraremos limitar esse fenómeno de ecolalia que é o de, quase sem se dar conta, utilizar a própria linguagem adoptada por certas facções políticas à força de se deparar frequentemente com frases e termos, tornados “palavras de ordem” pela propaganda, ao jeito do “slogan” da publicidade, repetitiva e deliberadamente insistente.

    Entendemos, também, que um dos cuidados que deve ter quem estuda História é o de procurar, para todas as épocas, movimentos ou ideologias, separar os factos concretos das interpretações que deles dão os vencedores.

    A História não pode ser feita com as versões das forças vitoriosas. Se assim fosse, não poderia considerar-se ciência.

    Efectivamente, se quem vence é o mais forte, este passaria a ser também o único detentor da verdade histórica.

    Livro sem marcas, assinaturas ou sublinhados.

  • A Idade Média de J. Aires de Magalhães

    Início da Expansão, O

    J. Aires de Magalhães

    2,50 

    Livros sobre o Início da Expansão – A expansão marítima portuguesa começou em 1415, com a conquista de Ceuta, no norte de África. Este acontecimento marcou o início de uma era de grandes navegações e descobertas.

  • Idade Média, A

    Idade Média, A

    J. Aires de Magalhães

    2,50 

    Livros sobre o Início da Expansão – A Idade Média foi um período histórico que durou cerca de mil anos, do século V ao século XV. Foi marcada pelo feudalismo, pela influência da Igreja Católica, e por eventos como as Cruzadas e a Peste Negra.

  • Descobrimentos

    Descobrimentos

    J. Aires de Magalhães

    2,50 

    Livros sobre os Descobrimentos – Os Descobrimentos foram as viagens marítimas realizadas por portugueses e outros europeus entre os séculos XV e XVII. Esses desbravamentos permitiram a exploração de novos territórios e o estabelecimento de relações comerciais

  • Dicionário Técnico-Científico Ilustrado de Formar

    Dicionário Técnico-Científico Ilustrado

    Formar

    7,50 

    Dicionário Técnico-Científico Ilustrado de Formar.
    Formar. Lisboa, 1982, 395 págs. E.

    Esta obra integra, também, cerca de 900 ilustrações minuciosamente exe- cutadas que têm como objectivo complementar parte essencial da informação contida no texto.

    O leitor encontra, ainda, nesta obra, notas biográficas sobre alguns dos cientistas que, ao longo dos séculos, mais se destacaram pelo seu decisivo contributo para o progresso científico e técnico hoje atingido pela Humanidade. Numa série de anexos, incluem-se, igualmente, as fórmulas das áreas e perímetros das figuras planas, fórmulas das áreas e volumes dos sólidos, tabelas de dados, etc., destinadas a facilitar cálculos e medições frequentemente necessários na nossa vida quotidiana.

    Livro sem marcas, assinaturas ou sublinhados.

  • Dicionário de Zoologia de Formar

    Dicionário de Zoologia

    Formar

    7,00 

    Dicionário de Zoologia de Formar.
    Formar. Lisboa, 1983, 299 págs. E.

    A Zoologia é a parte das Ciências Naturais que estuda a organização, a classificação e os costumes dos animais. Sintético, funcional e de fácil consulta, este Dicionário de Zoologia Ilustrado apresenta, além da definição de Zoologia, uma descrição de animais, bem como trata das definições de termos, tais como célula animal, reprodução, e Embriologia, entre outras, com o que se procura proporcionar uma panorâmica global deste interessante ramo das ciências biológicas. Esta obra integra, também, numerosas ilustrações – minuciosamente executadas- que têm, como objectivo, enriquecer visualmente parte da informação contida no texto.

    Livro sem marcas, assinaturas ou sublinhados.

  • Lugares de Convergência

    Lugares de Convergência

    David Sharp

    7,00 

    Lugares de Convergência de David Sharp.
    Formar. Lisboa, 1976, 61 págs. E.

    As civilizações do Egipto, de Micenas e posteriormente da Grécia, produziam as maravilhas arquitectónicas do Mundo Antigo. Os seus monimentos, túmulos e edifícios públicos constituem modelos de proporção, espaço e beleza que desd então, os arquitetos não deixam de admirar. A elegância poderosa das colunas que se desenvolvem ao longo do Partenon, apesar de em ruínas, infundem admiração e encantamento.

    Livro sem marcas, assinaturas ou sublinhados.