Sentenças da Lei de Buda. Vega. Lisboa, 1995, 127 págs. Brochado.
O Budismo nasceu na India. expandiu-se pela Ásia e (presentemente) dá os primeiros passos no Ocidente- este. na realidade, o seu itinerário. É um acto místico que à semelhança de uma vela que acende outras velas, se transmite, lentamente de mão, para mão, de alma para alma -e cujo conteúdo não pode nem ser encerrado num dogma nem imposto a quem quer que seja. Quem aceitar – aceita.
Pode ainda dizer-se que o Budismo constitui o regresso a uma pureza primitiva. «Tendo em conta as diferenças profundas que separam as visões do mundo, as épocas e os homens-afirma Roger Garaudy em Apelo aos Vivos – o papel de Buda, em relação ao Bramanismo do seu tempo, apresenta uma certa analogia com o de Lutero perante a Igreja: Lutero, como protestante, não põe em causa o Cristianismo, mas simplesmente os abusos daqueles que tinham como encargo testemunhá-lo.
Atitude semelhante, muitos séculos atrás, também assumiu Buda: rompe com o fausto da sua vida (era filho de um principe), torna-se monge mendicante, insurge-se contra a corrupção do Bramanismo- e defende quão falso seria acreditar que o poder, o ter e o saber são privilégios hereditários. E é no âmbito destas ideias, que se afiguram como “protestantes”, e concretizadas em As Sentenças da Lei, que prega de maneira lapidar: «Não é pelo nascimento mas pelos seus actos que alguém se torna brâmane».
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O Budismo nasceu na India. expandiu-se pela Ásia e (presentemente) dá os primeiros passos no Ocidente- este. na realidade, o seu itinerário. É um acto místico que à semelhança de uma vela que acende outras velas, se transmite, lentamente de mão, para mão, de alma para alma -e cujo conteúdo não pode nem ser encerrado num dogma nem imposto a quem quer que seja. Quem aceitar – aceita.
Pode ainda dizer-se que o Budismo constitui o regresso a uma pureza primitiva. «Tendo em conta as diferenças profundas que separam as visões do mundo, as épocas e os homens-afirma Roger Garaudy em Apelo aos Vivos – o papel de Buda, em relação ao Bramanismo do seu tempo, apresenta uma certa analogia com o de Lutero perante a Igreja: Lutero, como protestante, não põe em causa o Cristianismo, mas simplesmente os abusos daqueles que tinham como encargo testemunhá-lo.
Atitude semelhante, muitos séculos atrás, também assumiu Buda: rompe com o fausto da sua vida (era filho de um principe), torna-se monge mendicante, insurge-se contra a corrupção do Bramanismo- e defende quão falso seria acreditar que o poder, o ter e o saber são privilégios hereditários. E é no âmbito destas ideias, que se afiguram como “protestantes”, e concretizadas em As Sentenças da Lei, que prega de maneira lapidar: «Não é pelo nascimento mas pelos seus actos que alguém se torna brâmane».
Sentenças da Lei de Buda. Vega. Lisboa, 1995, 127 págs. Brochado.
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O Budismo nasceu na India. expandiu-se pela Ásia e (presentemente) dá os primeiros passos no Ocidente- este. na realidade, o seu itinerário. É um acto místico que à semelhança de uma vela que acende outras velas, se transmite, lentamente de mão, para mão, de alma para alma -e cujo conteúdo não pode nem ser encerrado num dogma nem imposto a quem quer que seja. Quem aceitar – aceita.
Pode ainda dizer-se que o Budismo constitui o regresso a uma pureza primitiva. «Tendo em conta as diferenças profundas que separam as visões do mundo, as épocas e os homens-afirma Roger Garaudy em Apelo aos Vivos – o papel de Buda, em relação ao Bramanismo do seu tempo, apresenta uma certa analogia com o de Lutero perante a Igreja: Lutero, como protestante, não põe em causa o Cristianismo, mas simplesmente os abusos daqueles que tinham como encargo testemunhá-lo.
Atitude semelhante, muitos séculos atrás, também assumiu Buda: rompe com o fausto da sua vida (era filho de um principe), torna-se monge mendicante, insurge-se contra a corrupção do Bramanismo- e defende quão falso seria acreditar que o poder, o ter e o saber são privilégios hereditários. E é no âmbito destas ideias, que se afiguram como “protestantes”, e concretizadas em As Sentenças da Lei, que prega de maneira lapidar: «Não é pelo nascimento mas pelos seus actos que alguém se torna brâmane».
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