Volume póstumo que reúne textos publicados em folhetim nos jornais Gazeta de Portugal e Revolução de setembro, durante a década de 60, com uma notável "Introdução" da autoria de Jaime Batalha Reis, em que este evoca o começo da sua amizade com Eça de Queirós e as condições em que foram redigidos os textos incluídos no volume, pertencentes à primeira fase de criação estética de Eça, muito influenciada por leituras românticas de Heine, Hoffman, Baudelaire, Nerval, Poe, "e, envolvendo tudo poderosamente, Vítor Hugo".
O ecletismo das influências patenteia-se na heterogeneidade dos textos em questão - sublinhada, aliás, pela "Sinfonia de abertura" - predominantemente narrativos ("Entre a neve"), embora com incursões líricas ("Notas marginais"), memorialistas ("Uma carta a Carlos Mayer") e ensaísticas (ibidem), onde predomina o romantismo satânico e fantástico ("Os mortos", "Misticismo humorístico", "O milhafre", "O Diabo"). O último texto da recolha, "A morte de Jesus", distingue-se dos outros por datar de 1870 e ser, portanto, posterior à viagem do autor pelo Egito e pela Terra Santa, introduzindo um tema que reaparecerá em "O suave milagre" e no romance A Relíquia.
Volume póstumo que reúne textos publicados em folhetim nos jornais Gazeta de Portugal e Revolução de setembro, durante a década de 60, com uma notável "Introdução" da autoria de Jaime Batalha Reis, em que este evoca o começo da sua amizade com Eça de Queirós e as condições em que foram redigidos os textos incluídos no volume, pertencentes à primeira fase de criação estética de Eça, muito influenciada por leituras românticas de Heine, Hoffman, Baudelaire, Nerval, Poe, "e, envolvendo tudo poderosamente, Vítor Hugo".
O ecletismo das influências patenteia-se na heterogeneidade dos textos em questão - sublinhada, aliás, pela "Sinfonia de abertura" - predominantemente narrativos ("Entre a neve"), embora com incursões líricas ("Notas marginais"), memorialistas ("Uma carta a Carlos Mayer") e ensaísticas (ibidem), onde predomina o romantismo satânico e fantástico ("Os mortos", "Misticismo humorístico", "O milhafre", "O Diabo"). O último texto da recolha, "A morte de Jesus", distingue-se dos outros por datar de 1870 e ser, portanto, posterior à viagem do autor pelo Egito e pela Terra Santa, introduzindo um tema que reaparecerá em "O suave milagre" e no romance A Relíquia.
O Manuseado utiliza cookies (de terceiros), que permitem recolher informação e melhorar a sua experiência de navegação.
Para mais informações sobre a forma como o Manuseado utiliza cookies, consulte a nossa Política de Cookies.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.