Os Alunos e A Expressão Escrita

Luís Filipe Barbeiro

6,00 

Título: Os Alunos e A Expressão Escrita
Autor: Luís Filipe Barbeiro
Edição: Fundação Calouste Gulbenkian
Ano: 1999
Páginas: 277
Encadernação: Mole
Depósito Legal:134745/99
ISBN: 972-31-0829-1
Obs.: Assinatura de posse.

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SOBRE
Na vida escolar, a expressão escrita surge como conteúdo ou área de prossecução de objectivos no curriculum da disciplina de Português e está ainda presente como meio importante de registo e de avaliação, não só no âmbito da língua materna, mas também no das restantes disciplinas. Muitos alunos sentem dificuldades em atingir os objectivos estabelecidos para a expressão escrita, sendo essa uma das causas apontadas para o insucesso ou menor sucesso escolar. Por outro lado, a expressão escrita constitui uma necessidade em muitas circunstâncias da vida quotidiana (para além das decorrentes da escolarização), um instrumento de participação activa do sujeito na sociedade e, ainda, um poderoso meio de criação estética. A relação com a escrita encontra assim múltiplas vias para se realizar. Para que o indivíduo tenha acesso às suas potencialidades é necessário efectuar uma aprendizagem. Embora nas sociedades alfabetizadas a relação com a escrita comece antes, a aprendizagem sistemática é feita normalmente em situação de escolarização formal. Quando esta se inicia, a linguagem oral do sujeito atingiu já um desenvolvimento que lhe permite comunicar com os interlocutores no contexto em que está integrado.


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