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José Cardoso Pires: Representações do Mundo Social na Ficção (1958-82)

Os primeiros romances de José Cardoso Pires (1925-98) já não se inscrevem no código neo-realista tal como foi formulado pelo movi- mento literário que, a partir de meados dos anos 30, produziu uma coesa doutrina ideológica e cultural em oposição frontal ao Presencismo. Sob a influência de Ernest Hemingway e de Roger Vailland, a sua ficção indica novos rumos para a narrativa portuguesa, como o Existencialismo e o Nouveau Roman. Em O Anjo Ancorado (1958) e O Delfim (1968), a subtil transição cultural, económica e social operada no país durante as décadas de 50 e 60 é configurada dum modo extremamente original e único. A estas obras, atentas ao inacabamento da modernidade social do pós-guerra, segue-se Balada da Praia dos Cães (1982), romance sobre o Portugal salazarista já narrado a partir de um tempo sem censura.

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José Cardoso Pires: Representações do Mundo Social na Ficção (1958-82)

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Os primeiros romances de José Cardoso Pires (1925-98) já não se inscrevem no código neo-realista tal como foi formulado pelo movi- mento literário que, a partir de meados dos anos 30, produziu uma coesa doutrina ideológica e cultural em oposição frontal ao Presencismo. Sob a influência de Ernest Hemingway e de Roger Vailland, a sua ficção indica novos rumos para a narrativa portuguesa, como o Existencialismo e o Nouveau Roman. Em O Anjo Ancorado (1958) e O Delfim (1968), a subtil transição cultural, económica e social operada no país durante as décadas de 50 e 60 é configurada dum modo extremamente original e único. A estas obras, atentas ao inacabamento da modernidade social do pós-guerra, segue-se Balada da Praia dos Cães (1982), romance sobre o Portugal salazarista já narrado a partir de um tempo sem censura.

José Cardoso Pires: Representações do Mundo Social na Ficção (1958-82) de Eunice Cabral. Edições Cosmos. Lisboa, 1999, 323 págs. Brochado.

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Descrição

Os primeiros romances de José Cardoso Pires (1925-98) já não se inscrevem no código neo-realista tal como foi formulado pelo movi- mento literário que, a partir de meados dos anos 30, produziu uma coesa doutrina ideológica e cultural em oposição frontal ao Presencismo. Sob a influência de Ernest Hemingway e de Roger Vailland, a sua ficção indica novos rumos para a narrativa portuguesa, como o Existencialismo e o Nouveau Roman. Em O Anjo Ancorado (1958) e O Delfim (1968), a subtil transição cultural, económica e social operada no país durante as décadas de 50 e 60 é configurada dum modo extremamente original e único. A estas obras, atentas ao inacabamento da modernidade social do pós-guerra, segue-se Balada da Praia dos Cães (1982), romance sobre o Portugal salazarista já narrado a partir de um tempo sem censura.

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Peso 535 g

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