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Espiritualidade Poética de Teixeira de Pascoaes

O mundo, isolado do pensamento humano, é uma cousa amorfa, sem sentido, semelhante a uma confusão de nuvens; mas integrado nesse pensamento, ele define-se, adquire o seu aspecto lógico, tor- na-se um corpo com princípio e fim. O pensamento faz da Natureza o mesmo que o escultor faz duma pedra; converte a sua confusão material numa harmonia espiritual. O homem, quando nasceu, en- controu o mundo incompleto; faltava-lhe o seu pensamento.
TEIXEIRA DE PASCOAES, «Tolstoi», A Saudade e o Saudosismo

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Espiritualidade Poética de Teixeira de Pascoaes

O mundo, isolado do pensamento humano, é uma cousa amorfa, sem sentido, semelhante a uma confusão de nuvens; mas integrado nesse pensamento, ele define-se, adquire o seu aspecto lógico, tor- na-se um corpo com princípio e fim. O pensamento faz da Natureza o mesmo que o escultor faz duma pedra; converte a sua confusão material numa harmonia espiritual. O homem, quando nasceu, en- controu o mundo incompleto; faltava-lhe o seu pensamento. TEIXEIRA DE PASCOAES, «Tolstoi», A Saudade e o Saudosismo

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Espiritualidade Poética de Teixeira de Pascoaes de Armando Teixeira Mesquita. Editora Cidade Berço. Guimarães, 2001, 141 págs. Mole.

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Descrição

O mundo, isolado do pensamento humano, é uma cousa amorfa, sem sentido, semelhante a uma confusão de nuvens; mas integrado nesse pensamento, ele define-se, adquire o seu aspecto lógico, tor- na-se um corpo com princípio e fim. O pensamento faz da Natureza o mesmo que o escultor faz duma pedra; converte a sua confusão material numa harmonia espiritual. O homem, quando nasceu, en- controu o mundo incompleto; faltava-lhe o seu pensamento.
TEIXEIRA DE PASCOAES, «Tolstoi», A Saudade e o Saudosismo

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O mundo, isolado do pensamento humano, é uma cousa amorfa, sem sentido, semelhante a uma confusão de nuvens; mas integrado nesse pensamento, ele define-se, adquire o seu aspecto lógico, tor- na-se um corpo com princípio e fim. O pensamento faz da Natureza o mesmo que o escultor faz duma pedra; converte a sua confusão material numa harmonia espiritual. O homem, quando nasceu, en- controu o mundo incompleto; faltava-lhe o seu pensamento. TEIXEIRA DE PASCOAES, «Tolstoi», A Saudade e o Saudosismo

Espiritualidade Poética de Teixeira de Pascoaes de Armando Teixeira Mesquita. Editora Cidade Berço. Guimarães, 2001, 141 págs. Mole.

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O mundo, isolado do pensamento humano, é uma cousa amorfa, sem sentido, semelhante a uma confusão de nuvens; mas integrado nesse pensamento, ele define-se, adquire o seu aspecto lógico, tor- na-se um corpo com princípio e fim. O pensamento faz da Natureza o mesmo que o escultor faz duma pedra; converte a sua confusão material numa harmonia espiritual. O homem, quando nasceu, en- controu o mundo incompleto; faltava-lhe o seu pensamento.
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