Publicado em

Elie Rabier

Elie Rabier foi um filósofo francês. Nasceu em Bergerac a 16 de setembro de 1846. Os seus estudos secundários foram feitos no colégio de Bergerac e terminou o ensino médio em Louis-le-Grand, em Paris . Em 1866, entrou na École Normale Supérieure onde obteve o seu bacharelado no ano seguinte. Em 1869 formou-se como segundo associado filosófico. Terminados os seus estudos começou a leccionar.
Substitui Ollé-Laprune no mestrado de palestras na École Normale Supérieure de janeiro de 1880 a outubro de 1884. Após esta experiência no ensino, tornou-se um funcionário público tendo sido director do ensino médio, cargo que o levou a assumir uma parte considerável nas reformas que renovaram o ensino secundário no final do século XIX em França.
Rabier publicou uma excelente edição clássica do Discurso sobre o Método de Descartes (Paris, 1877, 18mo) e aulas de filosofia : 1. Psicologia (Paris, 1884, 8vo: 6ª ed, 1898). 2. Logic (Paris, 1886, in-8, 4a ed., 1899). Essas lições, tornaram-se clássicos e muito populares entre professores e alunos. Os seus trabalhos eram referenciados pela pela clareza, a abundância e a modernidade da informação, e especialmente por um caráter rigorosamente sistemático. Em psicologia , Elie Rabier permanece fiel ao método de observação interna. Adoptou um ponto de vista intermediário entre críticas e o empirismo puro, e define o conhecimento como uma interpretação da natureza pela inteligência .