Publicado em

António Salvado

Poeta e ensaísta das problemáticas literárias do período barroco – estudos sobre Frei Agostinho da Cruz, Frei Luís de Sousa e Frei Manuel da Rocha –, notabilizou-se ainda pela coordenação de antologias e pela direcção e organização, com Herberto Helder, Helder Macedo, José Carlos Gonzalez, José Sebag e Aniel Jannini, de Folhas de Poesia (1957-1959).
Licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professor do ensino secundário em Lisboa, Luanda e Castelo Branco e director-conservador do Museu Francisco Tavares Proença Júnior (1974-89), em Castelo Branco, e é actualmente docente da Escola Superior de Educação de Castelo Branco.
Foi também vogal do Conselho de Arte e Arqueologia da Câmara Municipal de Castelo Branco, membro para a Educação e Cultura do Conselho Distrital de Castelo Branco, editor dos Cadernos de Cultura Medicina na Beira Interior: Da Pré-História ao Séc. XX e membro da Cátedra de Poética «Fray Luís de León», da Universidade Pontifícia de Salamanca.
Além das Folhas de Poesia, dirigiu as publicações Estudos de Castelo Branco (desde 1974), Ideias, suplemento de cultura do Jornal do Fundão (desde 1990), Sirgo: Cadernos de Artes e Letras (desde 1992). Está representado em várias antologias e obras colectivas, nomeadamente na Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa, em Poetas Portugueses Contemporâneos, A Saudade na Poesia Portuguesa, Perspectiva Histórica da Poesia Portuguesa, Poemabril, International Poetry. Enquanto director-conservador do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, produziu larga obra de investigação museológica e de história local.
Tem colaboração em Estudos de Castelo Branco, Folhas de Poesia, Adufe, Jornal do Fundão, Atlântida, Panorama, Gazeta do Interior, etc.
Foi objecto, entre outras, das seguintes distinções: «O Mais da Beira Interior», votado pelos leitores de O Jornal do Fundão, Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura de Portugal, Placa e Diploma de Honra da Universidade de Salamanca, Medalha de Ouro da Câmara Municipal de Castelo Branco, Placa e Diploma da Associação Interuniversidades Hispano-Americanas.