Publicado em

Maria Ema Tarracha Ferreira

Licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa, com a tese «Bocage-Conflitos do Homem e do Poeta», aí obteve, em 1987, o grau de mestre em Literatura Portuguesa com a dissertação «A Poesia Lírica de Fernão Correia de Lacerda-Tentativa de Estabelecimento do Corpus».

Professora do ensino secundário desde 1955, e após ter completado o Curso de Ciências Pedagógicas, dedicou-se, de forma activa e profícua, à organização de antologias didácticas que, pela sua qualidade e mérito, marcaram definitivamente gerações de estudantes de vários níveis de ensino.

Frequentou o curso de Bibliotecária-Arquivista.

Colaborou nos Cadernos de Pedagogia e no Boletim de Estágios Pedagógicos, com os seguintes estudos: «A Motivação na Didáctica de Português», «A Obra Pedagógica de Agostinho de Campos» e «Sugestões de Orientação Didáctica». Tem colaboração igualmente nas «Páginas Literárias» do Diário de Notícias.

Assinou artigos pedagógico-didácticos, em vários volumes da Biblioteca de Autores Portugueses. Colaborou no programa A Mulher na Literatura Portuguesa, da Rádio Difusão Portuguesa, com o texto «A Mulher na Literatura do Renascimento». Participou em diversos grupos de trabalho, a convite do Ministério da Educação. Tem vasta obra inédita.
in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. V, Lisboa, 1998