Publicado em

Júlio Ribeiro

Júlio César Ribeiro Vaughan nasceu em Sabará, Minas Gerais, a 16 de abril de 1845, filho de George Washington Vaughan e Maria Francisca Ribeiro Vaughan. A sua mãe, sendo professora, ensina-o durante os estudos primários, matriculando-o, posteriormente, num colégio da região. Em 1862, deixa Minas e ingressa na Escola Militar do Rio de Janeiro, abandonando-a, três anos depois, para se dedicar às actividades do jornalismo e ao magistério, com as quais possuía estreitas afinidades, dado o conhecimento das línguas clássicas (grego e latim) e modernas.
Enquanto escritor, liga-se à então ascendente escola naturalista, com influências marcantes dos franceses Émile Zola e Guy de Maupassant, do russo Anton Tchekhov, e do britânico e teórico da evolução Charles Darwin.
A 1º de novembro de 1890, falece com tuberculose, passando à posteridade como um dos autores mais conhecidos do Naturalismo Brasileiro. Júlio Ribeiro é o patrono da cadeira nº 24 da Academia Brasileira de Letras, por escolha do fundador Garcia Redondo.