Publicado em

António Aleixo Pais Vacas de Carvalho

António Aleixo Pais Vacas de Carvalho nasceu em Montemor-o-Novo, em 19 de Janeiro de 1941. Formou-se em Engenharia Mecânica no I.S.T., Lisboa, em 1966, trabalhando, desde essa data, numa grande Empresa Metalo-Mecânica dos arredores de Lisboa.
Segundo filho de um agricultor, António Alexio Pais Vacas de Carvalho familiarizou-se, desde criança, com a singular actividade do grupo de forcados da sua terra, praticada por jovens da região e de vários pontos do país, ao longo de gerações. Foram forcados do grupo de Montemor muitos dos seus amigos e familiares, entre estes, cinco dos seus irmãos, sendo o último, o actual «cabo» ou chefe do grupo.
António Aleixo Pais Vacas de Carvalho não foi forcado. Foi um aficionado com particular interesse nos forcados. Nas bancadas, acompanhou, durante as corridas, a gestão do grupo, a escolha dos forcados para a pega, compreendendo o momento particular da carreira de cada um, e as particularidades do mundo reservado do grupo, com a consciência e o assombro de que eram esses jovens apenas saídos da adolescência que recriavam uma faceta da cultura portuguesa.